quinta-feira, 11 de novembro de 2010

iRig - Make your Self - Faça você Mesmo

Talvez você, assim como eu, deve se ter perguntado: Será que tem como fazer um cabo para funcionar como o iRig?

Mas é claro!!! Até parece que sou doido de dar ~R$ 90,00 num cabo pra ligar minha guitarra no iPhone, iPad ou iPod!!!

É só um cabo! É simples!!! Não tem mistério!

Quer dizer, tem um pequeno mistério que desvendarei aqui.

Vou lista os materiais que utilizei aqui mas depois que voê ler a matéria inteira vc pode usar sua criatividade!!!

Eu tentei ser o mais compacto possível! Para ficar a mmenor quantidade de cabos "sobrando" e incomodando na hora de tocar.

Então vamos lá:
1 - plug p10 mono
2 - plug p2 4 vias (complexo)
3 - plug p2 fêmea
4 - resistor 1.5K 1/2W - obs: o resistor pode variar entre 1k 1/4W e 2.2k 1/2W. (este é o mistério)

Inicialmente, só para entender, o resistor foi usado pois no meu primeiro protótipo o som ficou tipo saturado pois os captadores da guitarra não têm a mesma resitência que um microfone de headfone. E o iPhone/iPad/iPod foi criado para utilizar um microfone simples como entrada e não um captador de guitarra! É aí que o iRig tem um papel importante, há um circuito dentro dele que faz esta diferença Ohmica na entrada. Até hoje não tive a oportunidade de testar um iRig de verdade então não sei a diferença certa entre este "Faça você mesmo" e o original iRig.

Então é o seguinte iremos ligar os plugs p10 mono e p2 fêmea no plug p2 complexo que vai no iPhone/iPad/iPod.

Segue abaixo a foto do iMakeRig (foi assim que eu batizei) montado, identificando os plugs:

Como podem ver o iPhone/iPad/iPod é ligado diretamente na guitarra/baixo e tem uma saída fêmea onde vc liga os fones.

oBs: para o cabo ficar bonitinho deste jeito foi bastante habilidade! Pois tive que "dar um jeito" de colocar todas a emendas e o capacitor dentro do plug P10!!!! Ou seja todas as soldas/emendas e o capacitor está dentro do plug p10!!!

Segue abaixo o esquema de ligação de um plug P2 complexo para iPhone/iPad/iPod.


Daí vocês já vão imaginando a ligação.

Agora segue abaixo o esquema de ligação completa do nosso "iMakeRig":




Agora é só botar a mão na massa e fazer!!! Os resultados que tive foram satisfatórios, só que testei num iPhone emprestado de um amigo meu e o Amplitube Free não tem muitas opções. Mês que vem planejo comprar o meu iPod Touch e então comprar o Amplitube Completo aí postarei vídeos da utilização do meu iMakeRig.

http://www.ikmultimedia.com/irig/features/
http://www.ultimate-guitar.com/forum/archive/index.php?t-1356587.html


http://beaugatlin.blogspot.com/2010/09/make-your-own-irig-audio-interface-for.html



http://www.youtube.com/watch?v=6uEkwBdDtGs


http://ampgarage.com/forum/viewtopic.php?t=11954&sid=f067fe0a91fc8307c4e918e7094c7220

Fiquem com o restante das fotos e se divirtam!!!












28 comentários:

  1. Eae amigão, beleza?
    Cara, usei as tuas idéias, mas pra não detonar um cabo de video do ipod (3xRCA->P2/4vias) usei de alguns fios e conectores e fiz uma box. Muito bom. Valeu por tudo! Abração!

    ResponderExcluir
  2. Kra, fiz um parecido com este, segui tuas ideias aqui, ficou bom, mas achei estranho que quando bato em algo na guitarra ele ecoa nos fones, é normal?

    ResponderExcluir
  3. tentei fazer aqui... mas estou tendo dificuldade para identificar os fios na hora de fazer as conexões com os plugs.

    Nesse plug de quatro vias, fico sem saber qual o neutro, o L e o R...

    Acabei utilizando resistor de 1w, pois não tinha de 1/2w quando fui comprar... e ao plugar na guitarra deu uma microfonia enorme... será que foi por isso?

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo... eu fiz todos os passos como explicaste porém ao invés de usar o P10 macho usei Femea mas não deu :( não acontece nada, conecto ao iphone e nada acontece :(
    podes me ajudar? alguém que conseguiu por favor se puder adiciona-me ao msn pra me ajudar, não queria nada dar 60€ no Irig
    ronaxlrose@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. E aí cara, tudo beleza?
    Observei que na lista que vc passou, não listou o capacitor que mencionou logo abaixo quando comentou sobre o esquema que vc fez para deixar o cabo mais "bonitinho".

    Além dos componentes listados, precisamos também de um capacitor? Se sim, pode nos informar a equivalência dele?

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. mano,eu queria saber como montar uma pedaleira via midi pra eu tocar.estou tentando mas nao consigo hufa!!

    ResponderExcluir
  8. Cara eu tive a mesma ideia que tu e mandei fazer, o senhor da loja de eletrônicos ficou me olhando estranho. Enfim, deu certo. A diferença é que eu usei fêmea no P10 pra caso quiser ligar um microfone algum dia.

    O problema é que não usei capacitores pois não entendo do problema.

    Mas o que eu queria fazer realmente não deu certo, que era ligar o line out do meu Amp no iPhone pra gravar com o Garage Band. Mas ele não reconhece. Será que com o capacitor funciona? Tu pode testar isso pra mim?

    Outra coisa, é que eu tenho um captador humbucker da Malagoli na minha guitarra e quando ligo ele fica dando uns estalos a cada segundo. Coisa mais estranha, agora nos outros captadores não acontece nada. Será que tem algo a ver?

    Qualquer coisa meu email é lfmaestri@gmail.com

    Valeu.

    ResponderExcluir
  9. PQP.... parabens, mano... Tinha tido essa ideia a tempos, mas como sou meio fraco de conhecimento tecnico, sai procurando um heroi pra me salvar... e achei aqui! PARABENS manolo!

    ResponderExcluir
  10. bando e ignorantes cada um mais ignorante que eo outro, prá início de conversa o sinal de um instrumeto passivo como o baixo ou guitarra tem inpedância de saída em média de 40kohms e ao colocarmos este resistor que este inergúmino citou aí o sinal da guit fica praticamente em curto estragando todo o timbre e o sinal, e o irig tem um circuito a base de fet para não só adequar o sinal como para acionar o amplitube se houvesse condições esplicaria aqui como fazer um por apenas 15 ou 20 reais mas deixa prá lá, já tô até chando engraçado um cego guiando outro, rsrsrsrs. (a net tanto pode ser uma fonte de conhecimento como uma fonte de besteiras)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, me ensine como fazer isso, sou leigo no assunto, e preciso disso para gravar o áudio de um microfone externo para curtas metragens.
      Obrigado!

      Excluir
    2. Cara voce eh bom mesmo eim! Parabens!! Muito bonzao voce... Kkk

      Excluir
    3. Cara voce eh bom mesmo eim! Parabens!! Muito bonzao voce... Kkk

      Excluir
    4. Blog amigo vagora prove a vc não é um ignorante e mostre como fazer fala até papagaio fala

      Excluir
  11. Idéia é boa, mas o resistor soh diminui a voltagem realmente diminuindo a distorção (dependendo dos casos)... porém o cara ai de cima está parcialmente certo... a entrada do iphone na verdade não passa de um pre amplificado preparado para receber impedancias em média de 150 a 200 ohms (mics) e a saida de um instrumento varia entre 20kohms a 40kohms, e essa diferênça acaba com o timbre!
    por isso no audio profissional usamos um negócio chamado Direct box (que é um adaptador de impedância) que é exatamente o que o irig faz! o que eu faria seria ligar o instrumento em um direct box passivo ou ativo, e a saida do D.I. na entrada de mic (malha + mic do conector do iphone) e ligaria as saidas L e R + malha normalmente como saida de linha para 2 p10 ou 2 rca (cabo estério - 2 sinais diferentes)
    ai caso sature, soh abaixar o volume do instrumento, afinal o botão de volume não deixa de ser um resistor regulaver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Errados!...O resistor está em série apenas para atenuar o sinal, a soma é mínima!, não está fechando entre sinal e terra...logo, apenas diminui minimamente o volume, o resistor não passa de um fator fixo...um potenciômetro de 1k é igual a um resistor variável, não tira timbre coisa nenhuma...a piada está no tal fet que jamais vai funcionar em mV.
      Microfones conseguem produzir tensões de sinais entre -52dBu a -10dBu (dBu = medida de tensão elétrica na cada dos miliVolts). Isso representa valores de 2miliVolts (0,002V, se preferir) a até 245mV (0,245V), e é conhecido como “nível de microfone”. Instrumentos, por sua vez, produzem sinais entre 0,245V a valores de vários Volts. Um teclado eletrônico ou uma guitarra com pedaleira pode produzir até 5V na sua saída de áudio, valor este que depende da implementação que o fabricante deu ao seu equipamento, mas a média máxima é próxima!

      Excluir
  12. Valeu, ae pelo esquema! ai vai como ficou o meu iRig: http://imageshack.us/photo/my-images/713/imgirigbyjulio.jpg/

    ResponderExcluir
  13. Fucioana bem no meu android nao tenho o anplytube mas tenho um outro app e funcionou bem, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kara qual o nome do app que voce usa e o modelo do seu telefone
      pois to querendo fazer um tambem poren eu tenho um android tambem
      e se poder passar seu esquema pra mim e qual resistor voce usou

      Excluir
  14. Queria saber se posso usar um capacitor no lugar do resistor?

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Eu fiz igual ao apresentado, mas o telefone so capta o som dos microfones do celular.

    As vezes ele capta o som da guintarra.

    Procurei por configurações no Garage Band.

    Alguem tem alguma sugestão para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou tendo o mesmo problema aqui, estou achando que comprei o resistor errado, o cabo não aceita o áudio vindo do violão, continua ligado o mic interno do cel, porem quando plugo na saída de linha da minha mesa (mixer) ele aceita, algum técnico ai poderia me explicar que bruxaria é essa?

      Excluir
  17. Funciona com Android? ou alguemtem outro esquema?

    ResponderExcluir
  18. Funciona com Android? ou alguemtem outro esquema?

    ResponderExcluir
  19. Funciona com Android? ou alguemtem outro esquema?

    ResponderExcluir